Desde o início da história, a sociedade utiliza madeira para fabricação de móveis, forros, assoalhos, acessórios, molduras, portas e construção civil. Não há nada incoerente nisso, desde que utilizemos os recursos naturais de forma consciente e racional. Em se tratando de revestimento de madeira, o piso estruturado é escolha certa e coerente, além de ser mais estável e resistente. 

Falando em revestimentos, o piso estruturado de madeira revolucionou a indústria mundial. Concebido na Alemanha ao final da década de 80, é produzido com estrutura de compensado (naval) de madeiras de reflorestamento e prensado a uma capa de madeira nobre maciça de 3mm ou 4mm de espessura, envernizado em linha industrial com 9 camadas de vernizes e seladores de altíssima resistência com secagem UV, o que jamais poderá ser comparado ao verniz aplicado manualmente sobre um assoalho maciço, taco ou parquet já instalado.

(Foto: linha de verniz industrial)

  Além do verniz, a vantagem está na estrutura do piso (assim chamado estruturado), não permite o surgimento de frestas e movimentações bruscas do revestimento após instalado. São mais finos (entre 9,5mm até 16mm de espessura), e facilmente adaptáveis ao contrapiso das novas construções e reformas.

Amplamente mais estável que o maciço e na maioria das vezes as réguas são mais largas.  Sobre o aspecto da sustentabilidade, com 1m2 de assoalho maciço é possível produzir 4m2 de piso estruturado e o resultado final do seu projeto é amplamente superior. Ou seja, na compra do piso estruturado de madeira, estamos utilizando 25% de madeira nativa, em comparação ao piso maciço, sendo que a parte da estrutura é produzida com madeira 100% reflorestada. O aspecto final é exatamente o mesmo, comparando ambas alternativas.

 

 

 

Piso Maciço (Solid) x Piso Estruturado de Madeira (Engineered)

 

 

 

 

Em nosso próximo post, falaremos sobre as diferenças em espécies de madeiras para seu projeto de decoração. Quais evitar e porquê…

Para conhecer mais sobre pisos estruturados de madeira, envie email para sac@ezglobal.com.br.

 

Assunto: Piso Maciço x Piso Estruturado, Secagem de pisos, pisos sustentáveis, Piso de Madeira EZ Floor , Engineered Wood Floor Brazil